Encontra-se em funcionamento, desde 9 de janeiro, o primeiro posto de carregamento de veículos eléctricos do concelho da Sertã, situado na Alameda da Carvalha, próximo da sede da Junta de Freguesia da Sertã.
Trata-se de um posto com potência de 22kw/h, com duas tomadas de carregamento semirrápido. O posto de carregamento foi instalado pela empresa Mobi.e e os carregamentos são gratuitos até junho, altura em que a rede será concessionada.
A disponibilização de abastecimento eléctrico para veículos tem como principal objetivo a promoção da mobilidade energeticamente eficiente. A instalação deste posto decorre do Protocolo de Colaboração Institucional “Promoção da Mobilidade Elétrica na Região do Médio Tejo” celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a MOBI.E (Mobilidade Elétrica) para a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos nos municípios da CIMT. Nesta primeira fase foram contemplados os Municípios da Sertã, Abrantes, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento.
Para José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, “é o futuro a chegar ao concelho. A instalação destes postos faz todo o sentido, dado que existem já diversas viaturas eléctricas no Concelho e também na Região”. Neste sentido, o autarca informou já ter pedido posto semelhante para a freguesia de Cernache do Bonjardim.